
Pertence à área metropolitana do Porto e encontra-se a 10 km a nordeste desta cidade. É a menor das cinco freguesias do concelho de Valongo com 7,42 km² e também a mais populosa com cerca de 45.000 habitantes (2005), fazendo que a sua densidade populacional exceda os 5 000 hab/km².
É a cidade e a freguesia mais populosa do município de Valongo, sendo freguesia desde 1836 e foi elevada a vila em 1938. No primeiro quartel do século XX era tida como promissora estância de repouso, tal o sossego e enquadramento rural que oferecia. Em 1990, Ermesinde foi elevada a cidade.
De ressalvar a Estação de Ermesinde, ponto focal do Entre Douro e Minho (que serve muitos dos habitantes da região). Linha do Douro e Linha do Minho.
Nos últimos dez anos, Ermesinde tem experimentado um gradual crescimento populacional acompanhado da construção de novas e modernas infraestruturas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida na cidade. O programa Polis permitiu não só a requalificação do centro de Ermesinde, mas também a criação de uma nova estação ferroviária e de espaços culturais e de lazer, como o Forum Cultural de Ermesinde, integrado no Parque Urbano Dr. Fernando Melo.
MAIS IMPORTANTE QUE ESTA HISTÓRIA TODA, É O FACTO DESTA CIDADE JÁ TER SIDO A CIDADE DO NOSSO ILUSTRE COLEGA António Loureiro, O TRIPEIRO DO MESTRADO!!! ANTÓNIO, como pudeste trocar Ermesinde por Lisboa??!!!

Um Abraço.